segunda-feira, dezembro 31, 2007

(balanço 2007) Entrevista a Rafael Pedrosa: coordenador do NUFAA

Como analisas este tempo que levas como coordenador do NUFAA?
Estou à frente dos destinos do NUFAA há já um ano e três meses, apesar de estar no NUFAA há já dois anos. Nessa época (05/06), apenas fui ao 2º Open em Braga (o qual ganhámos), e à fase final em Vila Real. Tinha tido poucos treinos antes desse 2º Open mas mesmo assim o Dani convidou-me para ficar na equipa e fui inscrito. Fui convocado e fiz um grande torneio. Logo ali se notou um pouco da minha maneira de ser. Estava habituado a jogar, ganhar, lutar do início ao fim do jogo. Gostei do ambiente, dos colegas, de tudo. Mas queria mais... e mais era ajudar a direcção do NUFAA a criar melhores condições para os atletas, ter coletes lavados no início de cada treino, todas essas coisas elementares, mas que de tão elementares que são, são-no ao mesmo tempo extremamente trabalhosas e que eu me ofereci para ajudar. Fui convidado então, no início do ano lectivo (06/07) para ir a uma das reuniões do NUFAA para definir os objectivos da equipa. Fui e, nessa reunião ficou decidido por unanimidade que seria eu o coordenador para aquele ano. Não pude dizer que não. Era uma prova de fogo mas que eu sabia que iria corresponder da melhor forma. Estou lá até hoje, e pelo caminho que estou a ver a situação levar, penso que, irei ficar mais alguns anos, o que farei com imenso gosto e dedicação. Mas, voltando à questão colocada, analiso todo o tempo despendido como coordenador do NUFAA como bastante proveitoso, é uma experiência única, onde aprendemos bastante, mas que é também necessária uma grande responsabilidade e compreensão para com todas as entidades.

Que aspectos consideras mais positivos?
A amizade criada em volta do NUFAA. Vendo bem as coisas, vimos para a universidade com 17/18/19 anos. Muitos de nós, longe da nossa terra natal, e temos então de criar novos amigos. E qual o melhor local para isso? Sem dúvida o NUFAA. Teria muitos conhecidos em Aveiro se não vivesse o NUFAA mas, dentro desta casa, hoje em dia posso dizer que não tenho apenas conhecidos mas também grandes amigos.

E que aspectos consideras que devem melhorar?
Há sempre muita coisa a melhorar. Penso que todas as pessoas envolvidas no NUFAA podem fazer um pouco mais e melhor pelo NUFAA pois têm qualidade para isso. Temos de começar a ver o NUFAA não como simplesmente um clube onde uns amigos dão uns toques na bola, mas também ver, além desse conjunto de amigos, uma equipa que vence open's, vence CNU's. É uma tarefa extremamente complicada, mas que com muito trabalho e dedicação, isso acontecerá. E é aí que estão os aspectos a melhorar: nas presenças aos treinos, na garra com que se entra nos jogos "à seria". Os jogadores do NUFAA têm, de uma vez por todas, de se mentalizar que não se pode treinar apenas um ou dois meses antes dos OPEN's. Temos de treinar o máximo possível e sempre nos nossos limites e isso infelizmente não acontece. Não sei se por falta de motivação, se por falta de tempo, ou simples vontade.
Além disso, o sistema de torneio em que os OPEN'S são realizados não nos favorece. Não temos tempo para poder errar. Uns minutos de descuidos, de desconcentração, podem ser muito bem o afastamento precoce de um OPEN, de uma Fase Final. E é pena. O NUFAA tem de estar em todas porque este grupo merece muito mais que as participações nos OPEN's.
Compreendo que treinadores e até jogadores queiram que houvesse mais momentos de jogo em que pudessemos ter mais jogos nas pernas, poder ganhar mais experiência, etc., mas tudo isso envolve uma grande organização e muito trabalho por trás e, neste momento não estamos em condições para podermos avançar para esse tipo de experiencia. Existiu há dois anos a Liga do Norte que, para uns foi um sucesso, para outros um fiasco. Penso que e a Liga do Norte terminou devido à falta de motivação por parte da organização e dos seus sucessores. Têm sido estudadas várias opções para ultrapassar esta matéria mas esperamos em breve ter algumas novidades.
Voltanto aos aspectos que poderiam melhorar no NUFAA, passaria também por haver uma melhor entreajuda entre todos. Tem de melhorar a compreensão entre jogadores, direcção e treinadores. A direcção actual está a segurar o NUFAA porque se não formos nós, isto acabaria. Estamos a segurar isto porque gostamos do NUFAA, gostamos de jogar futebol. Não ganhamos nada com isto, muito pelo contrário. Perdemos algum dinheiro, perdemos bastante tempo a preparar tudo o que há pré-treino e que muitas vezes ninguém entende ou ninguém quer entender. E depois, faltam os apoios em termos financeiros onde, a Associação Académica ajuda no que pode, e nós temos de arranjar alternativas para angariar mais lucros o que é cada vez mais difícil. Gostariamos de voltar a fazer um Mega Torneio de Futebol 7 na Semana do Enterro que aí vem, bem como uma série de iniciativas, mas que têm de ser bem planeadas e para isso temos de ter o apoio incansável da AAUAv, dos nossos atletas, dos SASUA, e do maior número possível de alunos da UA para que os nossos projectos se realizem.

Como estamos à porta de um novo ano, que mensagens queres deixar para o universo Nufeiro para 2008?
Quero dizer a todos os NUFEIROS que não desistam, não abandonem o barco. Começámos mal a época, há erros que não podem ser cometidos novamente. Penso que a falta de experiência de muitos jogadores bem como a desconcentração normal neste tipo de torneios foram a causa dos maus resultados no primeiro Open da FADU. Mas, penso que, com uma boa dose de concentração, essenciais para o desenvolvimento das nossas competências futebolisticas, faremos jus ao honroso quarto lugar na fase final do ano passado. Quem dera a muitas equipas da distrital terem jogadores como aqueles que nós temos. A todos os ex-NUFEIROS, votos de felicidades! As portas do NUFAA estão sempre abertas para vos receber!

sexta-feira, dezembro 28, 2007

Premiados Época 2006/07

Decorreu no passado dia 19 de Dezembro a entrega dos prémios aos melhores atletas do NUFAA da época 2006/07. Abaixo apresentam-se os premiados com alguns dados individuais de jogos oficiais (entre parêntesis a informação apenas respeitante à época 2006/07):

Hugo Miguel Silva e Couto
Jogador que Mais Evoluiu

Posição: Avançado
Jogos: 7 (7)
Minutos: 389 (389)
Golos: 2 (2)

Destacando-se pela sua aplicação nos treinos, o pelo seu espírito combativo nos jogos, o Hugo nunca baixou os braços pela falta de golos no início da época tendo aparecido decisivo no apuramento da equipa para as meias-finais da Fase Final do CNU.

Mário Manuel de Almeida Seabra
Jogador Mais Assíduo

Posição: Defesa
Nr. Treinos 06/07: 46 [81%]
Jogos: 13 (3)
Minutos: 629 (87)

Viu reconhecido o seu esforço e abnegação nos treinos com a convocatória para a Fase Final do CNU na qual ajudou a equipa a conquistar o 4º lugar.


Hélio Filipe Dias Gonçalves
Jogador com Melhor Atitude

Posição: Médio
Jogos: 30 (5)
Minutos: 1354 (143)
Golos: 0 (0)


Nunca baixou os braços perante as inúmeras lesões que o perseguiram durante os últimos anos (2006/07 não foi excepção), tendo sempre dito presente nos treinos e nos torneios. Um dos líderes do balneário pela boa-disposição que transmite e por viver e sentir o espírito do NUFAA.

Jorge Henrique Silva Quinteira
Melhor Jogador

Posição: Defesa
Jogos: 18 (6)
Minutos: 1078 (360)
Prémios: Eleito como Defesa-direito para o melhor 11 da Fase Final do CNUs


Se fosse pela habilidade ou capacidade técnica, talvez não fosse o vencedor deste prémio, mas os bons jogadores também são aqueles que sabem interpretar o jogo e potenciar as suas qualidades em prol da equipa, e o Jorge foi o maior exemplo disso: tacticamente irrepreensível, simplicidade de processos, regularidade exibicional, alegria no jogo e muita alma dentro de campo que contagiaram os companheiros a nunca baixar os braços na luta pela vitória!


Tendo-se destacado vários jogadores, foi difícil à equipa técnica escolher os vencedores. Parabéns aos vencedores e uma palavra de incentivo aos novos recrutas para que no próximo ano sejam vocês os vencedores!

segunda-feira, dezembro 24, 2007

Boas Festas

A todos os quantos participam ou participaram no NUFAA, esta grande famíla, a todos eles desejo um Feliz NATAL e um próspero Ano de 2008, cheio de vitórias e de conquistas e que o espírito de amizade, de conquista, de sacrifício e de abnegação esteja presente em cada um de nós.

Um grande abraço,

Helder Casca.