Nos dias 10 e 11 de Março,deslocá-mo-nos a Viseu para a realização do II Open de Apuramento para a fase final que irá decorrer em Aveiro.
Aveiro 0 –Leiria 0
Pelas 10:30, realizámos o 1ºencontro do torneio, com a campeã nacional, IPL (Leiria), com a seguinte equipa:
João Pedro “Cobra”; Jorge Quinteira “Jojo”(Cap.), Humberto, João “King”,Rafael; Filipe “Xaui”, Telmo Sousa, António Júnior(Camelo,55’); Ruben Azevedo, Enouke(Allan Charles,42’), Bruno”Pidá”(Marcos Calvo,51’).
O jogo terminou empatado a zero. Foi um jogo muito calmo,em que as equipas passaram o tempo a estudar-se uma à outra e em que houve um respeito e um fair-play entre os intervenientes. Realizámos 5 remates,sendo o mais perigoso protagonizado pelo nosso central Humberto em que o guarda-redes da equipa adversária desviou a soco,a equipa adversária chutou uma bola ao poste,isto na 2ªparte do encontro. De realçar uma boa defesa por parte do Cobra,num livre na 1ªparte. Houve uma quebra física da nossa parte nos últimos 10 minutos.Resumindo,boa exibição,praticou-se bom futebol.
Aveiro 1 – Algarve 0Na tarde do dia 10 de Março, realizámos o jogo contra a universidade do Algarve, sendo este um adversário directo,porque caso ganhássemos,tínhamos o apuramento garantido para a fase final. A equipa foi a seguinte:
João “Quaresma”; “Jojo”(Cap.), Humberto,João Pereira,Camelo(“King”,58’); “Xaui”,Telmo, Bruno(António,53’);Ruben, Allan, Sérgio(Enouke,48’).
O jogo terminou com a nossa vitória por 1-0, golo obtido pelo nosso ponta de lança Sérgioo Silva,ainda no decorrer da 1ªparte.
Entrámos nervosos no desafio a acusar a pressão de se ter que ganhar a todo o custo o desafio, mesmo sabendo de antemão que o empate dava a nossa passagem para as meias finais. Mesmo com a nossa intranquilidade, fomos mais equipa,fomos superiores ao nosso adversário, rematámos mais,mas não conseguíamos concretizar as oportunidades criadas,destaco um lance na 1ªparte,quando ainda se estava empatado, uma boa defesa do Quaresma num livre à entrada da área, e em seguida marcámos o nosso golo. Na 2ªparte,jogámos com 10 elementos a partir do minuto 45,porque o nosso atleta Telmo Sousa foi expulso por acumulação de amarelos, foi um apelo à nossa atitude e ao nosso querer e conseguimos levar de vencida o adversário.
No dia 11 de Março,depois de mais uma viagem de ida e volta a Aveiro, apresentámo-nos nas melhores condições possíveis,mas não as desejáveis, para a realização do 2ºdia do torneio.
Aveiro 3 – Viseu 4Meias finais, adversário da casa, IPSTViseu, jogo complicado, jogado no relvado do instituto,campo minúsculo,adiante, constituição da equipa:
“Cobra”; “Jojo”(Cap.),Humberto(João Pereira,36’), “King”, Allan; “Xaui”(Enouke,40’), “Pidá”, António; Ruben, Camelo(Sérgio,45’), Simões.
Antes de o jogo começar,apercebi-me de uma situação, a longa e frenética corrida que ambos os árbitros auxiliares percorreram para chegarem à linha lateral contrária ao dos bancos de suplentes.
Ao minuto 3’,falta sofrida junto ao nosso banco,mas não a vi,mas o jogo é composto por erros,senão os resultados seriam todos de zero a zero. Da falta, resultou o golo adversário. O jogo continuou sempre com a equipa adversária a intimidar os nossos atletas,mas como é já um hábito,nada que nos admirasse. Ao intervalo 1-0 para Viseu.
Entrámos bem no segundo tempo a querer mandar no jogo,marcámos o golo de empate, que seria supostamente,uma bola devolvida ao adversário,em que o nosso atleta não se apercebendo da circunstância,colocou a bola na baliza adversária,com um bonito e vistoso chapéu(Camelo). Algum burburinho à mistura, muito mal tratados, mas somos boa gente e ordenou-se que a bola fosse colocada na nossa baliza,para se repor a “verdade” no desafio(2-1). Depois de alguma desorientação da nossa parte, sofremos o 3-1. Como sendo um jogo a eliminar,arriscou-se e procedeu-se à última substituição ao minuto 45’, no minuto seguinte, lesiona-se o King. Posso escrever, que até ao momento e que eu tenha visto, foi o melhor jogo por parte do NUFAA, na questão do querer, do espírito de sacrifício, da entreajuda, da união e da amizade. Estivémos impecáveis na vontade, mas tenho a certeza que ninguém vai ficar chateado se eu realçar um indivíduo, que protagonizou a melhor exibição,até ao momento por parte dele, com a camisola do NUFAA, António Paulo Júnior, exibição essa coroada com o golo do empate. O marcador do nosso segundo golo foi o sub-capitão Ruben, com uma execução perfeita de um livre à entrada da área, livre esse de ficar registado em livro, de como se bem marca. Na parte final do desafio,sofremos o 4ºgolo de canto. Parabéns aos atletas que dignificaram e honraram o símbolo trazido ao peito. Quanto ao que aconteceu no balneário,fica entre nós.
Aveiro 2 - Leiria 4Jogo do 3º e 4º lugar, com o IPL(Leiria), Constituição da equipa:
“Quaresma”; “Jojo”(Cap.),Mário,João Pereira, Allan; “Pidá”, Telmo, António(Camelo,44’); Enouke,Ruben(Álvaro,52’), Simões.
Leiria venceu por 4-2, golos marcados por Simões e um autogolo marcado por um defesa de leiria.
Ainda marcados pelas incidências do jogo com Viseu, entrámos a dormir e em 12 minutos,sofremos 3 golos. O cansaço era algum, mas a vontade de jogar também não era muita. Ao intervalo, conversámos e entrou-se na 2ª parte com outra atitude, com a atitude com que os elementos do NUFAA possuem,para dignificarem a camisola que vestem. Recuperámos com facilidade para 3-2, entretanto, sofremos o 4ºgolo, num momento de desatenção de um elemento da equipa, mas são situações que acontecem aos melhores e ele de facto é um dos melhores, não só pelo que demonstra em campo, mas também, pelo que demonstra fora dele, é um bom elemento e só vai melhorar.
Apuramento garantido.
Agora,esperamos um outro desafio (fase final), e sei que nenhum de nós,vai virar a cara à luta e estamos todos reunidos para fazer face às dificuldades que aí vêm e só temos que vencê-las. Saudações desportivas. Abraço
Ao lado, está o quadro dos minutos, jogados por cada um dos atletas no torneio.