segunda-feira, março 31, 2008

Algumas respostas...ou não...


Boas amigos Nufeiros

As dúvidas são muitas, e as explicações quase inexistentes perante o actual estado da direcção do núcleo universitário de futebol académico da universidade de Aveiro.

Não sei se este post vai clarificar o ambiente e assim afastar o nevoeiro que envolve esta questão! Mas aqui fica a resposta por parte da AAUAV.

Nota: não comentem, apenas reflitam…

sábado, março 29, 2008

Passado Glorioso: Entrevista a Daniel Martins


Bilhete de Identidade

Nome completo:Daniel Correia Martins

Cidade de onde és natural: Rio de Janeiro, Brasil

Curso UA: Eng. Electrónica e Telecomunicações

Data de nascimento: 3 de Fevereiro de 1978

Jogos: 16(12 a titular)

Posição: Defesa direito, esquerdo, central, Trinco

Capitão: 6

Minutos: 448
Treinador: 26 Jogos(10V,6E,10D)
Títulos: 2005/2006: 1ºlugar-> I,II Open FADU, 8ºlugar -> Fase Final, 3ºlugar na Liga do Norte
2006/2007: 4º -> Fase Final, 3º -> I Open Fadu, 4º -> II Open Fadu


1- Como tu já foste atleta,dirigente,treinador no
NUFAA,quais as experiências que retiraste em cada uma das
actividades?
Começando pelo "posto" mais antigo, como atleta participei no NUFAA desde o meu ano de caloiro tendo começado como avançado e passado por todas as posições excepto Guarda-Redes(não houve oportunidade) e Médio-Ofensivo(também era abusar!). Tive a honra de jogar pela equipa Federada, nos CNU's Universitários e nos 3 Torneios no estrangeiro em que o NUFAA marcou presença. Ainda tive o orgulho de ver a braçadeira de capitão no meu braço, o que constituiu de facto, uma grande honra e uma grande responsabilidade!
Como dirigente, comecei como Vogal, fui Vice-coordenador duas vezes e em ambas tive de assumir as funções de Coordenador por impossibilidade dos Coordenadores da altura. Devo dizer que foi a actividade na qual mais aprendi e que contribui mais para crescer como pessoa! Os primeiros tempos foram muito difíceis pois coincidiram com mudanças na AAUav, cortes profundos nos subsídios aos núcleos tendo sido o futebol o mais afectado (de longe), corte nos apoios da Câmara, e abandono de vários dirigentes - naquela altura ficámos apenas dois (o Pedro Carvalho e eu, com a ajuda do Fernando Marques), falta de campo próprio e que culminaram com o terminar da equipa Federada! Nessa altura lembro-me que o Núcleo de Futebol esteve para terminar, pois muitos dos atletas também (compreensivelmente) saíram para outros clubes! A partir daí optou-se por ter custos mínimos, e eu procurei dotar o Núcleo de uma outra organização mais sólida, com projectos a 2-3 anos. Assim, surgiu um novo organigrama de direcção: para além dos Coordenadores e Tesoureiros mandatórios, surgiu um Vice-Coordenador que trabalhava de perto com o Coordenador, um Secretário que tratava de aspectos logísticos como reuniões (introduziu-se a obrigatoriedade de lavrar Actas em cada reunião), um Director Desportivo (o Fernando Marques) que seria uma figura "mais velha" que fizesse a ponte entre o passado e o presente e entre os jogadores/treinadores e a direcção, e vários vogais e colaboradores que trabalhavam sempre 2 a 2. As épocas eram planeadas antes do Verão (Treinador, propostas de campos, mudanças na estruturas directiva, balanço de actividades e planeamento financeiro). O Núcleo começou a ter uma dinâmica diferente, outra visibilidade - foi nessa altura que surgiu o website, deu-se continuação às boas actividades que vieram das antigas direcções como os Torneios de Futebol de 7, novas actividades como as Barraquinhas da Semana Académica, conseguiram-se angariar alguns patrocínios importantes para compra de Fatos-de-Treino, novos equipamentos, material novo, e que permitiram também a participação em novos Torneios no estrangeiro. Mas relativamente aos tempos da equipa federada, perdeu-se qualidade no plantel, pois a quantidade de jogos foi diminuida drásticamente. Uma coisa que nunca se perdeu, que eu herdei dos atletas e dirigentes mais velhos (a quem agradeço muito) e que tentei passar aos mais novos foi aquele espírito de amizade enorme, o orgulho na camisola e na representação da Universidade de Aveiro e na Academia, o trabalho paciente e a Alegria e responsabilidade que é fazer parte desta nossa família. Mas tive a sorte de ter a ajuda de muita gente (não vou inumerar porque já vai longa a entrevista...).
Como treinador, tive a oportunidade de colocar em prática o que aprendera no curso de treinadores e nos livros, tive bons e maus momentos (desportivamente e extra-desportivamente), mas acima de tudo aprendi muito, defendi ao máximo a minha equipa, trabalhei com muita seriedade e penso que contribui para uma equipa que é competitiva, que é bastante respeitada e marca presença nas fases finais. Mas claro que nada seria possível sem os treinadores que trabalharam comigo, sem os dirigentes que me apoiaram e sem os meus grandes atletas, os grandes NUFEIROS, que trabalharam e que suaram muito a camisola e que deram sempre o máximo!

2- Durante o tempo que pertenceste ao NUFAA de uma forma
mais activa (porque sei que não vais deixar de
pertencer),o que gostarias de ter feito e não o
conseguiste fazer?
Ser campeão universitário de futebol de 11! :) (apenas o fui no futebol de praia). Ter criado ou ajudado a criar uma equipa de futebol de 11 feminina (esta ideia também acho que agrada aos jogadores actuais :) ). Criar uma equipa de veteranos que se juntasse algumas vezes por ano para conviver. Ser sócio do NUFAA (quando fui dirigente podia ter executado essa ideia e até hoje me lamento de o não ter feito), e ter as cotas em dia :) . Ver o NUFAA voltar às competições federadas.

3- Queria que dissesses umas palavras aos membros do NUFAA
para este ano de 2008?
Quero que entrem na história do NUFAA por serem o grupo com mais treinos, que mais actividades desenvolveram, que mais dinâmica deram à vida directiva e desportiva do NUFAA, quero que ajudem a que todos os estudantes e cidade de Aveiro conheçam o NUFAA e desejem fazer parte desta equipa, quero que façam desta equipa uma referência a nível do futebol universitário de Portugal, quero que sejam amigos para o resto das vossas vidas e quero que olhem para a o símbolo e para a camisola do NUFAA demoradamente e pensem... "Sou um previligiado! Sou Nufeiro!"

Abraço grande!

terça-feira, março 25, 2008

II Open de Apuramento

Nos dias 10 e 11 de Março,deslocá-mo-nos a Viseu para a realização do II Open de Apuramento para a fase final que irá decorrer em Aveiro.

Aveiro 0 –Leiria 0

Pelas 10:30, realizámos o 1ºencontro do torneio, com a campeã nacional, IPL (Leiria), com a seguinte equipa:

João Pedro “Cobra”; Jorge Quinteira “Jojo”(Cap.), Humberto, João “King”,Rafael; Filipe “Xaui”, Telmo Sousa, António Júnior(Camelo,55’); Ruben Azevedo, Enouke(Allan Charles,42’), Bruno”Pidá”(Marcos Calvo,51’).

O jogo terminou empatado a zero. Foi um jogo muito calmo,em que as equipas passaram o tempo a estudar-se uma à outra e em que houve um respeito e um fair-play entre os intervenientes. Realizámos 5 remates,sendo o mais perigoso protagonizado pelo nosso central Humberto em que o guarda-redes da equipa adversária desviou a soco,a equipa adversária chutou uma bola ao poste,isto na 2ªparte do encontro. De realçar uma boa defesa por parte do Cobra,num livre na 1ªparte. Houve uma quebra física da nossa parte nos últimos 10 minutos.Resumindo,boa exibição,praticou-se bom futebol.

Aveiro 1 – Algarve 0

Na tarde do dia 10 de Março, realizámos o jogo contra a universidade do Algarve, sendo este um adversário directo,porque caso ganhássemos,tínhamos o apuramento garantido para a fase final. A equipa foi a seguinte:

João “Quaresma”; “Jojo”(Cap.), Humberto,João Pereira,Camelo(“King”,58’); “Xaui”,Telmo, Bruno(António,53’);Ruben, Allan, Sérgio(Enouke,48’).

O jogo terminou com a nossa vitória por 1-0, golo obtido pelo nosso ponta de lança Sérgioo Silva,ainda no decorrer da 1ªparte.
Entrámos nervosos no desafio a acusar a pressão de se ter que ganhar a todo o custo o desafio, mesmo sabendo de antemão que o empate dava a nossa passagem para as meias finais. Mesmo com a nossa intranquilidade, fomos mais equipa,fomos superiores ao nosso adversário, rematámos mais,mas não conseguíamos concretizar as oportunidades criadas,destaco um lance na 1ªparte,quando ainda se estava empatado, uma boa defesa do Quaresma num livre à entrada da área, e em seguida marcámos o nosso golo. Na 2ªparte,jogámos com 10 elementos a partir do minuto 45,porque o nosso atleta Telmo Sousa foi expulso por acumulação de amarelos, foi um apelo à nossa atitude e ao nosso querer e conseguimos levar de vencida o adversário.



No dia 11 de Março,depois de mais uma viagem de ida e volta a Aveiro, apresentámo-nos nas melhores condições possíveis,mas não as desejáveis, para a realização do 2ºdia do torneio.

Aveiro 3 – Viseu 4

Meias finais, adversário da casa, IPSTViseu, jogo complicado, jogado no relvado do instituto,campo minúsculo,adiante, constituição da equipa:

“Cobra”; “Jojo”(Cap.),Humberto(João Pereira,36’), “King”, Allan; “Xaui”(Enouke,40’), “Pidá”, António; Ruben, Camelo(Sérgio,45’), Simões.


Antes de o jogo começar,apercebi-me de uma situação, a longa e frenética corrida que ambos os árbitros auxiliares percorreram para chegarem à linha lateral contrária ao dos bancos de suplentes.
Ao minuto 3’,falta sofrida junto ao nosso banco,mas não a vi,mas o jogo é composto por erros,senão os resultados seriam todos de zero a zero. Da falta, resultou o golo adversário. O jogo continuou sempre com a equipa adversária a intimidar os nossos atletas,mas como é já um hábito,nada que nos admirasse. Ao intervalo 1-0 para Viseu.
Entrámos bem no segundo tempo a querer mandar no jogo,marcámos o golo de empate, que seria supostamente,uma bola devolvida ao adversário,em que o nosso atleta não se apercebendo da circunstância,colocou a bola na baliza adversária,com um bonito e vistoso chapéu(Camelo). Algum burburinho à mistura, muito mal tratados, mas somos boa gente e ordenou-se que a bola fosse colocada na nossa baliza,para se repor a “verdade” no desafio(2-1). Depois de alguma desorientação da nossa parte, sofremos o 3-1. Como sendo um jogo a eliminar,arriscou-se e procedeu-se à última substituição ao minuto 45’, no minuto seguinte, lesiona-se o King. Posso escrever, que até ao momento e que eu tenha visto, foi o melhor jogo por parte do NUFAA, na questão do querer, do espírito de sacrifício, da entreajuda, da união e da amizade. Estivémos impecáveis na vontade, mas tenho a certeza que ninguém vai ficar chateado se eu realçar um indivíduo, que protagonizou a melhor exibição,até ao momento por parte dele, com a camisola do NUFAA, António Paulo Júnior, exibição essa coroada com o golo do empate. O marcador do nosso segundo golo foi o sub-capitão Ruben, com uma execução perfeita de um livre à entrada da área, livre esse de ficar registado em livro, de como se bem marca. Na parte final do desafio,sofremos o 4ºgolo de canto. Parabéns aos atletas que dignificaram e honraram o símbolo trazido ao peito. Quanto ao que aconteceu no balneário,fica entre nós.

Aveiro 2 - Leiria 4

Jogo do 3º e 4º lugar, com o IPL(Leiria), Constituição da equipa:

“Quaresma”; “Jojo”(Cap.),Mário,João Pereira, Allan; “Pidá”, Telmo, António(Camelo,44’); Enouke,Ruben(Álvaro,52’), Simões.

Leiria venceu por 4-2, golos marcados por Simões e um autogolo marcado por um defesa de leiria.

Ainda marcados pelas incidências do jogo com Viseu, entrámos a dormir e em 12 minutos,sofremos 3 golos. O cansaço era algum, mas a vontade de jogar também não era muita. Ao intervalo, conversámos e entrou-se na 2ª parte com outra atitude, com a atitude com que os elementos do NUFAA possuem,para dignificarem a camisola que vestem. Recuperámos com facilidade para 3-2, entretanto, sofremos o 4ºgolo, num momento de desatenção de um elemento da equipa, mas são situações que acontecem aos melhores e ele de facto é um dos melhores, não só pelo que demonstra em campo, mas também, pelo que demonstra fora dele, é um bom elemento e só vai melhorar.


Apuramento garantido.
Agora,esperamos um outro desafio (fase final), e sei que nenhum de nós,vai virar a cara à luta e estamos todos reunidos para fazer face às dificuldades que aí vêm e só temos que vencê-las. Saudações desportivas. Abraço

Ao lado, está o quadro dos minutos, jogados por cada um dos atletas no torneio.














segunda-feira, março 24, 2008

Próximo Jogo: AEISCAA x NUFAA (Campeonato de Futebol de Aveiro)

Dia 26 de Março de 2008, Quarta-feira
20:30

Estádio G.D. Beira-Vouga, Frossos

segunda-feira, março 17, 2008

Algumas crónicas sobre o II Open da FADU em Futebol

De volta a casa e com o objectivo cumprido de apuramento para a Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU's) da FADU, com o 4º lugar da Zona Nacional pela soma das Classificações dos 2 Open (ver tabela abaixo), foi curioso pesquisar na net sobre o que deste Open foi dito.

Deixa-se a notícia do Canal UP, http://canalup.tv, muito pragmático na sua análise, e deixa-se a crónica dos colegas da Universidade do Minho que mais uma vez mostram uma crónica de qualidade, própria de quem encara o Desporto Universitário com seriedade e respeito, http://www.dicas.sas.uminho.pt.

Classificação Acumulada (somas dos dois Opens)
1º IPLeiria e AEESTViseu - 40 Pontos (e vencedores de um Open)
3º AAUMinho - 40 Pontos
4º AAUAveiro - 15,5 Pontos (apesar de já apurada por ser a academia organizadora)
5º AAUAlgarve -15 Pontos
6º AAUTAD - 10,5 Pontos

quarta-feira, março 12, 2008

Comunicado oficial


É com semblante bastante carregado que anuncío publicamente que apresentei durante o dia de hoje, a minha demissão de coordenador do NUFAA à direcção da Associação Académica da Universidade de Aveiro, devido a razões pessoais que me impedem de dar o meu contributo a 100% à equipa. No entanto, continuarei a fazer parte da equipa do NUFAA caso os treinadores assim o entendam e tudo farei para ajudar esta equipa no seu objectivo principal que é ser campeã nacional de Futebol. Tudo farei para que o nosso objectivo seja alcançado, tudo farei para erguermos a taça no final do torneio no Estádio Municipal de Aveiro. Continuarei a ser o Collin de sempre, apenas deixei de ser o coordenador do NUFAA.
Desejo toda a sorte do mundo à próxima direcção. Tenho a certeza que farão um bom trabalho e que vão elevar cada vez mais alto o nome deste clube... FORÇA NUFAA
Rafael Henriques Pedrosa

terça-feira, março 11, 2008

Uma questão de medidas

Caros Nufeiros é com um semblante amargo, mas não de derrotado, que comunico o "indeferimento" das nossas propostas para a estadia em Viseu, por parte das entidades competentes.

A primeira proposta foi vetada e foi lançado novo repto, que incompreensivelmente apenas obteve resposta segunda-feira (dia 10,1ºdia do torneio) ás 7:30h da manhã, com uma proposta de estadia perfeitamente utópica. De referenciar as condições climatéricas que são tudo menos propicias a viagens.

Tentamos oferecer as melhores condições e a permanência em Viseu no 2º Torneio da FADU era o prémio que humildemente reclamava-mos, até porque foi cumprido o objectivo do torneio, passagem as meias-finais da competição.

Por isso o meu OBRIGADO a todos os Nufeiros, são verdadeiros guerreiros.

quinta-feira, março 06, 2008

Entrevista a Samuel Inácio: treinador-adjunto do NUFAA

Aproxima-se a passos largos o II Open de Apuramento da FADU. Como avalias a preparação da equipa para este Open?
Penso que a preparação para este segundo open foi boa, na medida do possível, sendo que para mim e para o Hélder (Casca) teria sido melhor se o grupo de atletas presentes nos treinos durante o mês de Janeiro tivesse sido maior de forma a realizar um trabalho mais específico. Mas todos os jogos realizados durante o mês de Fevereiro foram muito importantes pois motivaram a equipa para a competição, criando sentido de responsabilidade e elevaram os níveis físicos da equipa assim como o espírito de entre-ajuda dos atletas.

Quais as ambições do NUFAA para este II Open e quais são os principais adversários?
Neste II open, e como sempre em que participamos em qualquer open, CNU ou outro tipo de competição o objectivo é ganhar, essa será sempre a nossa mentalidade. Sendo que dentro deste objectivo principal temos um mais particular que será passar as meias finais e ficar classificados à frente da equipa de Faro, objectivo esse que nos permitiria (caso não fôssemos os organizadores dos CNU's) ter acesso à fase final dos campeonatos.

Tens estado mais ocupado com o treino de Guarda-Redes. Que tipo de trabalho procuras implementar nos treinos e como têm reagido os atletas?
A decisão de ficar mais com os guarda-redes foi tomada em conjunto com o "Casca", pois achávamos que este atletas estavam em défice em relação ao restante grupo de trabalho, pois não estavam e ter qualquer tipo de trabalho específico, trabalho esse que refinou as qualidades que os nosso guarda-redes apresentam assim como ajudaram a colmatar algumas lacunas. Os atletas têm reagido muito bem, pois a certa altura da época foram eles que insistiram para que esse trabalho se realizasse, uma vez que o Fernando (treinador dos guarda-redes) este ano estava a ter pouca disponibilidade para aparecer nos treinos devido a motivos profissionais.

Nota-se um bom ambiente no grupo de trabalho com muita amizade e companheirismo. A que achas que se deve este bom ambiente?
Essa é uma pergunta difícil de responder. São vários os motivos mas acho que se deve principalmente aos atletas que já faziam parte da equipa no ano anterior. Pois estes recebem muito bem todos os atletas novos o que logo cria uma empatia entre todos que rapidamente se torna em amizade.

Queres deixar alguma mensagem para o universo Nufeiro?
Nunca abandonem este grupo espectacular que é o NUFAA, vão ter recordações e amizades fantásticas para o resto da vida. Enorme abraço a todos!

terça-feira, março 04, 2008

Parabéns Sérgio Vinagre




Parabéns Sónia e Vinas, pelo vosso "rebento"!!
Amigos nufeiros...o Miguel Vinagre já nasceu!!!O nosso amigo Vinas já é um pai babado!
MUITOS PARABÉNS....................

segunda-feira, março 03, 2008

Nova Batalha


Pessoal, está na altura de reunir as tropas.
Estamos perante uma nova batalha, uma batalha que temos de vencer para podermos pelo menos enfretar a guerra (fase final). Vamos começar a concentrar todas as forças, todas as armas e a mentalizar toda a gente para este novo desafio. Vamos treinar bem, dedicarmo-nos, mas não entrar em loucuras numa altura delicada, com o proximo open à porta.
Cada um que pense para si que tem de ser responsável, que tem de dar tudo por tudo nestes instantes finais.
Lembrem-se, a segredo está na equipa, na amizade, no companheirismo, so depende de nós, sempre foi este o nosso segredo e vai continuar a ser, continuará a ser a base do nosso sucesso.
Força pessoal.
(para que conste na imagem é o Telmo que vai a conduzir, devagar, devagarinho e é o silvestre atras, a deitar aquele raiva toda ca pra fora)

Blog do Campeonato de Futebol de Aveiro

Já se encontra activo o blog do Campeonato de Futebol de Aveiro em http://campeonatofutebolaveiro.blogspot.com/ .

domingo, março 02, 2008

Descubram as diferenças...




Aqui está ele,o versátil Macgyver de seu nome João King. Atleta que foi excluido das mais recentes nomeações no Nufaa em virtude de arrecadar os louros todos, arrasando assim a concorrência.