Como avalias o desempenho da equipa no II Open de Apuramento?Foi um Open em que mais uma vez a nossa equipa revelou um enorme espírito de sacrifício e vontade de vencer. A tarefa não se perfilava fácil, mas com o contributo de todos conseguimos uma vez mais conquistar os nossos objectivos. Como é do conhecimento de todos, as condições que normalmente envolvem estes jogos de apuramento não fazem jus ao “profissionalismo” de quem os encara com o a maior seriedade, respeito e competência, algo que me admirou quando comecei a participar neste tipo de eventos, mas mesmo assim, conseguimos superar as nossas lacunas e munidos de elevadas doses de camaradagem e amor a camisola, jogamos e honramos a camisola.
Agora que o NUFAA se apurou para a sua 3ª final consecutiva, apareces com responsabilidades acrescidas aos envergares a braçadeira de capitão. Como é ser-se capitão do NUFAA (dentro e fora do campo)?
Ser capitão desta equipa é um orgulho e ao mesmo tempo uma responsabilidade enorme, pois estou a envergar uma braçadeira e uma camisola que respiram 32 anos de histórias, mitos e amizades intemporais. Torna-se uma tarefa fácil pois o grupo é fantástico e comungamos das mesmas ideias, fazendo do balneário um verdadeiro lar. Procuro sempre incentivar os meus colegas da melhor maneira, receber os mais novos de braços abertos, com algumas tropelias á mistura, para transmitir da melhor forma o que realmente é o Núcleo Universitário de Futebol Académico de Aveiro.
Com a Fase Final à porta, por vezes os atletas sonham demasiado alto... achas que os sonhos são legítimos, ou, " como elemento mais experiente, tentas por alguma "água na fervura?
Infelizmente já passei por essa situação, á 2 anos na fase final de Vila Real, fazendo um apuramento imaculado, granjeando enormes expectativas que foram traídas talvez por excesso de confiança, e como tal já sei que devemos ter os pés bem assentes no chão e pensar jogo a jogo fazendo as contas no final. Mas sonhar é bonito e como dizia o poeta, “o sonho comanda a vida”, e como homens que somos também temos direito a isso, mas de uma maneira sempre comedida e humilde pois podemos sempre transformar esses sentimentos em mais valias a nosso favor.
Por isso desejo a todos uma excelente fase final, é uma oportunidade fantástica de absorver uma experiência única e deixar uma palavra de apreço a todos quantos fazem parte do plantel, mas que eventualmente não sejam escalados para jogar, porque do meu ponto de vista estão todos convocados para apoiarem a nossa equipa.
Queres deixar alguma mensagem para o universo Nufeiro?
Há dias um amigo, deu uma entrevista e escreveu algo do género, “ Sou um privilegiado! Sou Nufeiro”, frase essa que vai ficar mítica no seio desta equipa e espelha um sentimento muito nobre. O Nufaa é mais do que uma equipa onde se treina e joga futebol, é acima de tudo um intercâmbio de experiências, um ninho de amizades onde quem vem por gosto fica, e parte com saudade. Nesta época houve algumas alterações, saíram muitos jogadores e como sempre entraram outros, a equipa ressentiu-se um pouco como seria de esperar, mas com o tempo encontrou o seu rumo. Quero agradecer a todos pelo empenho e dedicação, pois sei que não é fácil, assim como enaltecer o trabalho da equipa técnica que tudo faz em prol da união e harmonia do grupo.