terça-feira, março 25, 2008

II Open de Apuramento

Nos dias 10 e 11 de Março,deslocá-mo-nos a Viseu para a realização do II Open de Apuramento para a fase final que irá decorrer em Aveiro.

Aveiro 0 –Leiria 0

Pelas 10:30, realizámos o 1ºencontro do torneio, com a campeã nacional, IPL (Leiria), com a seguinte equipa:

João Pedro “Cobra”; Jorge Quinteira “Jojo”(Cap.), Humberto, João “King”,Rafael; Filipe “Xaui”, Telmo Sousa, António Júnior(Camelo,55’); Ruben Azevedo, Enouke(Allan Charles,42’), Bruno”Pidá”(Marcos Calvo,51’).

O jogo terminou empatado a zero. Foi um jogo muito calmo,em que as equipas passaram o tempo a estudar-se uma à outra e em que houve um respeito e um fair-play entre os intervenientes. Realizámos 5 remates,sendo o mais perigoso protagonizado pelo nosso central Humberto em que o guarda-redes da equipa adversária desviou a soco,a equipa adversária chutou uma bola ao poste,isto na 2ªparte do encontro. De realçar uma boa defesa por parte do Cobra,num livre na 1ªparte. Houve uma quebra física da nossa parte nos últimos 10 minutos.Resumindo,boa exibição,praticou-se bom futebol.

Aveiro 1 – Algarve 0

Na tarde do dia 10 de Março, realizámos o jogo contra a universidade do Algarve, sendo este um adversário directo,porque caso ganhássemos,tínhamos o apuramento garantido para a fase final. A equipa foi a seguinte:

João “Quaresma”; “Jojo”(Cap.), Humberto,João Pereira,Camelo(“King”,58’); “Xaui”,Telmo, Bruno(António,53’);Ruben, Allan, Sérgio(Enouke,48’).

O jogo terminou com a nossa vitória por 1-0, golo obtido pelo nosso ponta de lança Sérgioo Silva,ainda no decorrer da 1ªparte.
Entrámos nervosos no desafio a acusar a pressão de se ter que ganhar a todo o custo o desafio, mesmo sabendo de antemão que o empate dava a nossa passagem para as meias finais. Mesmo com a nossa intranquilidade, fomos mais equipa,fomos superiores ao nosso adversário, rematámos mais,mas não conseguíamos concretizar as oportunidades criadas,destaco um lance na 1ªparte,quando ainda se estava empatado, uma boa defesa do Quaresma num livre à entrada da área, e em seguida marcámos o nosso golo. Na 2ªparte,jogámos com 10 elementos a partir do minuto 45,porque o nosso atleta Telmo Sousa foi expulso por acumulação de amarelos, foi um apelo à nossa atitude e ao nosso querer e conseguimos levar de vencida o adversário.



No dia 11 de Março,depois de mais uma viagem de ida e volta a Aveiro, apresentámo-nos nas melhores condições possíveis,mas não as desejáveis, para a realização do 2ºdia do torneio.

Aveiro 3 – Viseu 4

Meias finais, adversário da casa, IPSTViseu, jogo complicado, jogado no relvado do instituto,campo minúsculo,adiante, constituição da equipa:

“Cobra”; “Jojo”(Cap.),Humberto(João Pereira,36’), “King”, Allan; “Xaui”(Enouke,40’), “Pidá”, António; Ruben, Camelo(Sérgio,45’), Simões.


Antes de o jogo começar,apercebi-me de uma situação, a longa e frenética corrida que ambos os árbitros auxiliares percorreram para chegarem à linha lateral contrária ao dos bancos de suplentes.
Ao minuto 3’,falta sofrida junto ao nosso banco,mas não a vi,mas o jogo é composto por erros,senão os resultados seriam todos de zero a zero. Da falta, resultou o golo adversário. O jogo continuou sempre com a equipa adversária a intimidar os nossos atletas,mas como é já um hábito,nada que nos admirasse. Ao intervalo 1-0 para Viseu.
Entrámos bem no segundo tempo a querer mandar no jogo,marcámos o golo de empate, que seria supostamente,uma bola devolvida ao adversário,em que o nosso atleta não se apercebendo da circunstância,colocou a bola na baliza adversária,com um bonito e vistoso chapéu(Camelo). Algum burburinho à mistura, muito mal tratados, mas somos boa gente e ordenou-se que a bola fosse colocada na nossa baliza,para se repor a “verdade” no desafio(2-1). Depois de alguma desorientação da nossa parte, sofremos o 3-1. Como sendo um jogo a eliminar,arriscou-se e procedeu-se à última substituição ao minuto 45’, no minuto seguinte, lesiona-se o King. Posso escrever, que até ao momento e que eu tenha visto, foi o melhor jogo por parte do NUFAA, na questão do querer, do espírito de sacrifício, da entreajuda, da união e da amizade. Estivémos impecáveis na vontade, mas tenho a certeza que ninguém vai ficar chateado se eu realçar um indivíduo, que protagonizou a melhor exibição,até ao momento por parte dele, com a camisola do NUFAA, António Paulo Júnior, exibição essa coroada com o golo do empate. O marcador do nosso segundo golo foi o sub-capitão Ruben, com uma execução perfeita de um livre à entrada da área, livre esse de ficar registado em livro, de como se bem marca. Na parte final do desafio,sofremos o 4ºgolo de canto. Parabéns aos atletas que dignificaram e honraram o símbolo trazido ao peito. Quanto ao que aconteceu no balneário,fica entre nós.

Aveiro 2 - Leiria 4

Jogo do 3º e 4º lugar, com o IPL(Leiria), Constituição da equipa:

“Quaresma”; “Jojo”(Cap.),Mário,João Pereira, Allan; “Pidá”, Telmo, António(Camelo,44’); Enouke,Ruben(Álvaro,52’), Simões.

Leiria venceu por 4-2, golos marcados por Simões e um autogolo marcado por um defesa de leiria.

Ainda marcados pelas incidências do jogo com Viseu, entrámos a dormir e em 12 minutos,sofremos 3 golos. O cansaço era algum, mas a vontade de jogar também não era muita. Ao intervalo, conversámos e entrou-se na 2ª parte com outra atitude, com a atitude com que os elementos do NUFAA possuem,para dignificarem a camisola que vestem. Recuperámos com facilidade para 3-2, entretanto, sofremos o 4ºgolo, num momento de desatenção de um elemento da equipa, mas são situações que acontecem aos melhores e ele de facto é um dos melhores, não só pelo que demonstra em campo, mas também, pelo que demonstra fora dele, é um bom elemento e só vai melhorar.


Apuramento garantido.
Agora,esperamos um outro desafio (fase final), e sei que nenhum de nós,vai virar a cara à luta e estamos todos reunidos para fazer face às dificuldades que aí vêm e só temos que vencê-las. Saudações desportivas. Abraço

Ao lado, está o quadro dos minutos, jogados por cada um dos atletas no torneio.














13 comentários:

Anónimo disse...

Opah nem me quero lembrar do jogo com esses anormais de viseu, apesar de ter sido um dos melhores jogos, onde eles nem respiravam, assisti a uma coisa que nunca vi no futebol e com a qual n concordei nem um bocadinho!!!!!NINGUEM DEIXA MARCAR GOLOS A MINGUEM!!!!!!!Foi um lance de futebol q ja aconteceu em varios campeonatos pela europa fora e nunca ninguem deixou marcar um golo por causa disso!!!!Tirando isso gostei mt da nossa equipa! Abraço a todos aqui do velhinho!!!heheh

Anónimo disse...

Mister, não sei se li bem, mas no jogo contra Viseu não havia banco de suplentes

Anónimo disse...

Nem água disponibilizada pela organização, fichas de jogadores, nem chamada de jogadores e julgo que ao dizer o seguinte todos vão concordar, nem equipa de arbitragem havia…

Helder Casca disse...

Pois, qt aos bancos de suplentes, esta era a parte fictícia da crónica, ainda bem k alguém deu conta da situação.

Anónimo disse...

veio por este meio pedir desculpa a toda a equipa pelo meu frango sofrido no jogo contra o IPL que acabou por ditar a nossa derrota.

Ass: Quaresma

Anónimo disse...

Isso aew...mais uma vez a msm palhaçada de spr contra Viseu q até em casa precisam de terceiros pra ganhar...enfim! Este será o que? apito azul? kkkkkk enfim!
Ao King deixo um recado....a gente antes de ser jogadores representantes da UA nós somos HOMENS, e acho que era digno da nossa parte dar aquele gol. Não acho correto empatar daquele jeito! E tu pode ver uma vez (nao lembro contra quem, foi um video que me mandaram por email) que um jogador do Ajax marcou um golo do msm jeito q o camelo e o Ajax deixou o oponente marcar! De reso concrdo cm o King! Equipa mostrou raça, atitude porém contra Leiria (disputa 3º e 4º lugares) fiquei incoformado cm a atitude da equipa em jogar sem vontade, td bem que tivemos desilusão contra Viseu....mas detesto perder mto menos sem vontade!
Ao Quaresma deixo um recado tb....véio quem teve a culpa foi a equipa e não só um elemento, cm euipa e cm familia tds nós assumiremosa culpa da derrota contra o IPL! O q aconteceu é q nem o Casca falou e mto bem...acontece cm os melhores e tu és dos melhore sacô? Não em q pedir desclpa pq futebol não é desporto individual e sim de equipe....e nós cm equipe falhamos todos!
Me orgulho por representar esta equipe, de ser um membro desa familia e me orgulho de ser vosso amigo e colega de equipa!

Um Abraço, fiquem cm DEUS!
Allan Charlles

João Pedro disse...

Apenas venho dar o meu apoio ao Quaresma e realçar a atitude ao vir pedir desculpa. O Allan tem razão, somos uma equipa e todos tivemos culpa.
Quanto ao jogo contra viseu, não há muito mais a acrescentar. Simplesmente há que seguir em frente.
Espero então que o suor e as lagrimas que deixamos em Viseu sirva para seguir em frente e trazer novamente vitórias.
Abraço

Anónimo disse...

.: acho que ENOQUE fika melhor ..
foi un torneio razoavel

Anónimo disse...

Allan nem quero mt bem querer q isso tivesse acontecido num jogo profissional, mas se o dizes é pq aconteceu!!! Agora homem homem era qd estavamos a ser injuriados e mal tratados n deixar entrar a bola como fizemos e enfrenta-los cara a cara!!!!Ai sim tinhamos sido homens!!!!!!Força nufaa

daniel disse...

O NUFAA conseguiu em campo aquilo que já tinha conseguido por a AAUAv ser a entidade organizadora, que era a qualificação para a fase final dos CNUs. E isto é muito importante e tem de ser realçado acima de tudo!

O objectivo mínimo para esta época foi alcançado! Quanto a mais coisas, logo se vê... tranquilo... como diz o mister Casca.

Quanto ao torneio de Viseu apetece-me dizer mais do mesmo: mesmo desorganização do Open (pontualidades, chamadas... isto serve a quem?), desresponsabilização das arbitragens que querem é ganhar o deles e não se chatear, e porque será que a FADU demora tanto em pôr um ponto final nestas situações?

A equipa revelou duas faces: o muito bom quando concentrada e unida consegue jogar de igual para igual com IPLeiria e dar a volta a um resultado 1x3 (com 10) contra Viseu, e o mau quando em 6 jogos no conjunto dos II Opens consegue sofre 4 golos em 3 desses jogos; e como sei que os jogadores da defesa têm qualidade, penso que este facto deve-se a desconcentrações na marcação e a falta de rotinas de treino.
E já que falo em treino, parece-me que a união entre os jogadores não chega ao ponto de uma presença assídua de todos aos treinos, ou estou enganado?

Para finalizar, esta equipa demonstrou querer, raça e união, melhorou processos de ataque e entrosamento, mas revela falta de maturidade competitiva e falhas nas bolas paradas (defensivas). Como o que interesse são os resultados, e pela forma como se bateram honrando a camisola do NUFAA, os meus parabéns aos atletas, jogadores e direcção! Mas ainda há muito a trabalhar...

Abraço

Mário disse...

já tá practicamente tudo dito deste open.

apenas quero realçar a atitude da equipa que foi muito boa, meu ver, apesar daqueles momento de nervosismos e descontração que tivemos contra faro e na primeira parte do nosso segundo jogo contra leiria..

apenas quero acrescentar mais uma coisa... na minha opinião, para fazermos uma fase final sem mácula devemos
- ser humildes mas não submissos
- ser aguerridos mas não arruaceiros
- ter respeito mas não receio
- ter muita vontade de ganhar sem obsessão
e muito mas mesmo muito importante
- ter uma grande união, capacidade de sacrifio e inter-ajuda no grupo...

gostaria que toda a gente meditasse um pouco nestas ultimas palavras..

Anónimo disse...

mário, vai pra PADRE... Se calhar, vale a pena pensar nisto...;-)

Qt ao open, "se fosse um jogo a sério" teríamos ido à final...

Todas as equipas são diferentes, estilos de jogo diferentes, limitações diferentes, mas não consegui ver nenhuma que eu dissesse: Nunca vamos ganhar!!!
Ou seja, na fase final, em Aveiro (única coisa que a associação fez a nosso favor), vamos ter o nosso momento de glória. Temos que dar o que temos e, porventura, o que não temos mas com a nosso futebol, com a nossa vontade e fundamentalmente com a nossa recente e forte amizade, VAMOS TRIUNFAR!!!

Mário disse...

é pidá nao pode ser
senão começo a desencaminhar as namoradas da malta...

hahahahahaha