sábado, março 29, 2008

Passado Glorioso: Entrevista a Daniel Martins


Bilhete de Identidade

Nome completo:Daniel Correia Martins

Cidade de onde és natural: Rio de Janeiro, Brasil

Curso UA: Eng. Electrónica e Telecomunicações

Data de nascimento: 3 de Fevereiro de 1978

Jogos: 16(12 a titular)

Posição: Defesa direito, esquerdo, central, Trinco

Capitão: 6

Minutos: 448
Treinador: 26 Jogos(10V,6E,10D)
Títulos: 2005/2006: 1ºlugar-> I,II Open FADU, 8ºlugar -> Fase Final, 3ºlugar na Liga do Norte
2006/2007: 4º -> Fase Final, 3º -> I Open Fadu, 4º -> II Open Fadu


1- Como tu já foste atleta,dirigente,treinador no
NUFAA,quais as experiências que retiraste em cada uma das
actividades?
Começando pelo "posto" mais antigo, como atleta participei no NUFAA desde o meu ano de caloiro tendo começado como avançado e passado por todas as posições excepto Guarda-Redes(não houve oportunidade) e Médio-Ofensivo(também era abusar!). Tive a honra de jogar pela equipa Federada, nos CNU's Universitários e nos 3 Torneios no estrangeiro em que o NUFAA marcou presença. Ainda tive o orgulho de ver a braçadeira de capitão no meu braço, o que constituiu de facto, uma grande honra e uma grande responsabilidade!
Como dirigente, comecei como Vogal, fui Vice-coordenador duas vezes e em ambas tive de assumir as funções de Coordenador por impossibilidade dos Coordenadores da altura. Devo dizer que foi a actividade na qual mais aprendi e que contribui mais para crescer como pessoa! Os primeiros tempos foram muito difíceis pois coincidiram com mudanças na AAUav, cortes profundos nos subsídios aos núcleos tendo sido o futebol o mais afectado (de longe), corte nos apoios da Câmara, e abandono de vários dirigentes - naquela altura ficámos apenas dois (o Pedro Carvalho e eu, com a ajuda do Fernando Marques), falta de campo próprio e que culminaram com o terminar da equipa Federada! Nessa altura lembro-me que o Núcleo de Futebol esteve para terminar, pois muitos dos atletas também (compreensivelmente) saíram para outros clubes! A partir daí optou-se por ter custos mínimos, e eu procurei dotar o Núcleo de uma outra organização mais sólida, com projectos a 2-3 anos. Assim, surgiu um novo organigrama de direcção: para além dos Coordenadores e Tesoureiros mandatórios, surgiu um Vice-Coordenador que trabalhava de perto com o Coordenador, um Secretário que tratava de aspectos logísticos como reuniões (introduziu-se a obrigatoriedade de lavrar Actas em cada reunião), um Director Desportivo (o Fernando Marques) que seria uma figura "mais velha" que fizesse a ponte entre o passado e o presente e entre os jogadores/treinadores e a direcção, e vários vogais e colaboradores que trabalhavam sempre 2 a 2. As épocas eram planeadas antes do Verão (Treinador, propostas de campos, mudanças na estruturas directiva, balanço de actividades e planeamento financeiro). O Núcleo começou a ter uma dinâmica diferente, outra visibilidade - foi nessa altura que surgiu o website, deu-se continuação às boas actividades que vieram das antigas direcções como os Torneios de Futebol de 7, novas actividades como as Barraquinhas da Semana Académica, conseguiram-se angariar alguns patrocínios importantes para compra de Fatos-de-Treino, novos equipamentos, material novo, e que permitiram também a participação em novos Torneios no estrangeiro. Mas relativamente aos tempos da equipa federada, perdeu-se qualidade no plantel, pois a quantidade de jogos foi diminuida drásticamente. Uma coisa que nunca se perdeu, que eu herdei dos atletas e dirigentes mais velhos (a quem agradeço muito) e que tentei passar aos mais novos foi aquele espírito de amizade enorme, o orgulho na camisola e na representação da Universidade de Aveiro e na Academia, o trabalho paciente e a Alegria e responsabilidade que é fazer parte desta nossa família. Mas tive a sorte de ter a ajuda de muita gente (não vou inumerar porque já vai longa a entrevista...).
Como treinador, tive a oportunidade de colocar em prática o que aprendera no curso de treinadores e nos livros, tive bons e maus momentos (desportivamente e extra-desportivamente), mas acima de tudo aprendi muito, defendi ao máximo a minha equipa, trabalhei com muita seriedade e penso que contribui para uma equipa que é competitiva, que é bastante respeitada e marca presença nas fases finais. Mas claro que nada seria possível sem os treinadores que trabalharam comigo, sem os dirigentes que me apoiaram e sem os meus grandes atletas, os grandes NUFEIROS, que trabalharam e que suaram muito a camisola e que deram sempre o máximo!

2- Durante o tempo que pertenceste ao NUFAA de uma forma
mais activa (porque sei que não vais deixar de
pertencer),o que gostarias de ter feito e não o
conseguiste fazer?
Ser campeão universitário de futebol de 11! :) (apenas o fui no futebol de praia). Ter criado ou ajudado a criar uma equipa de futebol de 11 feminina (esta ideia também acho que agrada aos jogadores actuais :) ). Criar uma equipa de veteranos que se juntasse algumas vezes por ano para conviver. Ser sócio do NUFAA (quando fui dirigente podia ter executado essa ideia e até hoje me lamento de o não ter feito), e ter as cotas em dia :) . Ver o NUFAA voltar às competições federadas.

3- Queria que dissesses umas palavras aos membros do NUFAA
para este ano de 2008?
Quero que entrem na história do NUFAA por serem o grupo com mais treinos, que mais actividades desenvolveram, que mais dinâmica deram à vida directiva e desportiva do NUFAA, quero que ajudem a que todos os estudantes e cidade de Aveiro conheçam o NUFAA e desejem fazer parte desta equipa, quero que façam desta equipa uma referência a nível do futebol universitário de Portugal, quero que sejam amigos para o resto das vossas vidas e quero que olhem para a o símbolo e para a camisola do NUFAA demoradamente e pensem... "Sou um previligiado! Sou Nufeiro!"

Abraço grande!

10 comentários:

Anónimo disse...

O meu primeiro contracto de sénior foi graças a este senhor, infelizmente no dia a seguir a ter assinado pla UA fora cortados os apoios e a equipa deixou de existir,mas de agradecer na altura todo o apoio e confiança depositada apesar de a equipa extinta,mas há algo que não mudou desde há aproximadamente 7 anos é que nesta grupo, a amizade, o acolhimento, a vontade de ganhar permanece inalterada,muito boa sorte para os desafios que se aproximam,mas acima de tudo muitos parabéns por tudo o que se consegue alcançar neste grupo, UNIÃO, AMIZADE e o QUERER que superam todas as dificuldades.
abraço
Pedro Martinho

Anónimo disse...

"Sou um previligiado! Sou Nufeiro!"

em poucas palavras, sou previligiado por ter GRANDES AMIGOS como voces!!

NUFAA for the win!!

enorme abraço

Anónimo disse...

Tb sou Nufeiro.......

Anónimo disse...

Esta entrevista transpira e transmite o verdadeiro ser de um Nufeiro parabens Dani pela intervenção.

"Sou um previligiado! Sou Nufeiro!"
Hélio

Anónimo disse...

"Quem da tudo a mais não é obrigado"...Sempre deste tudo ao NUFAA. Deixaste a tua marca como dirigente, treinador, jogador, e como amigo...

Somos todos Nufeiros

Abraço

Mário disse...

apenas posso dizer obrigado, e vou dar tudo pra honrar o NUFAA, aqueles que ca estao e os que ca estiveram

[eAgLe] disse...

foi este o mister que me "lançou" no nufaa , apostou em mim em vários momentos, ao que lhe tenho que agradecer :)

Desde ai sou NUFEIRO! e darei sempre tudo em campo em nome do NUFAA!

Abraço

Alan disse...

Na minha opinião o Dani é o principal responsável pelo crescimento que o NUFAA teve nos últimos 5 anos. Deu sempre tudo em prol do colectivo e quem ganhou com isso foram o NUFAA e as pessoas que com ele conviveram na sua passagem pelo Núcleo.
No meu primeiro torneio pelo NUFAA, TA em Lisboa em 2001, o Dani era já uma referência para os restantes jogadores. No último torneio que fiz pelo NUFAA, Fase Final 2006 em Vila Real, o Dani também lá estava... como referência.
Seja como Jogador, Dirigente ou Treinador o Dani mostrou-nos o que ser NUFEIRO!! Obrigado.

Alan

daniel disse...

Obrigado pelas palavras simpáticas de todos os que comentaram! Guardo-os como amigos!

Mas ainda tenho a dizer que O TRABALHO APENAS VAI A MEIO pois do que disse na entrevista ainda falta concretizar muita coisa! O como já vi que há muita gente nova este ano com muita vontade de fazer muito pelo NUFAA e também há muita gente mais veterana que não esquece o que é ser Nufeiro, tenho a certeza que o NUFAA vai continuar a crescer e a melhorar!

Dizia como treinador aos meus jogadores que eram eles 11 dentro do campo e comigo 12 apesar de estar fora do campo, mas que nos esforçávamos à mesma juntos! E nesta Fase Final espero também estar presente para dar o meu máximo no apoio!

Como diz o Allan, e subscrevo com seriedade, "Que Deus abençoe o NUFAA!"

Abraço

Anónimo disse...

Esse é um verdadeiro Nufeiro. deixou sua marca cm jogador, treinador e um grande amigo...espero q continue ligado no NUFAA!
So desejo sucesso, td d bom!
Fique cm DEUS!

Falow