segunda-feira, fevereiro 11, 2008

Entrevista a Rafael Pedrosa: Coordenador NUFAA temporada 2008

Novo ano, direcção do NUFAA nova... impunha-se uma entrevista ao Coordenador do NUFAA para saber sobre os planos e objectivos desta nova direcção. Apesar de atrasada um mês em relação à entrada dos novos membros directivos, aqui se publicam as principais ideias da Direcção para 2008.


Mais um ano como coordenador do NUFAA... parabéns! Começando por analisar internamente a nova direcção, gostaria que apresentasses os restantes membros da direcção e as suas funções.

Obrigado! Na direcção deste ano encontram-se os mesmos elementos da direcção anterior mas, com uma pequena diferença. Reduzimos o quadro de 9 elementos para 5, mantendo-se apenas aqueles que têm mais possibilidades de darem mais tempo ao NUFAA. Continuo eu, Rafael Pedrosa como Coordenador/Presidente do NUFAA, o Jorge Quinteira (Jojó) como tesoureiro, o Samuel Inácio (Samu) como Vice-Presidente que, além de ser treinador adjunto fará a ligação entre equipa técnica e direcção bem como passará a ser o responsável máximo, juntamente com o Jorge, aquando da minha ausência. Temos ainda o Allan Andrade e o Carlos Rocha onde, o Allan tratará essencialmente do material necessário para os treinos e jogos, quer sejam equipamentos, coletes, etc, e o Carlos Rocha tem uma vertente mais virada para a secretaria tratando de todos os assuntos respeitantes a reuniões, a marcações de carrinhas, etc.

Houve uma redução de elementos na Direcção. Porque houve necessidade de se fazer essa redução?
Não houve nenhuma razão em especial. Apenas achei que era mais complicado gerir horários de nove pessoas que de apenas cinco para que nos reunissemos todos. Os elementos que estavam conosco continuam a ser grandes NUFEIROS pois, mesmo pedindo a demissão por não poderem dar mais deles ao NUFAA, continuam a ajudar o NUFAA em tudo o que lhes pedirmos e isso é bastante gratificante. Um exemplo disso foi por exemplo o João Rocha que poucos conhecem, na altura das eleições do ano passado, uma aposta minha para a direcção anterior e que, se a festa do Chapéu foi um sucesso, deve-se muito e em grande parte a ele que tratou de TODA a parte de divulgação, desdo o cartaz em si, ao hi5 da Festa do Chapéu, bem como à distribuição de panfletos. Hoje em dia não faz parte da direcção do NUFAA mas está sempre pronto a ajudar em tudo para o melhor do núcleo.

Quais os principais objectivos da Direcção para este mandato (desportivos e extra-desportivos)?
Hoje em dia, devido à conjuntura em que estamos, é muito complicado gerir qualquer instituição. E, ainda mais, um núcleo como o nosso que está sempre dependente de terceiros. Ora, não podemos prometer mais do que tentar lutar, batalhar bravamente para tentar melhorar cada vez mais as nossas condições.
Em termos desportivos, neste momento só pensamos em conseguir o apuramento para a Fase Final dos CNU's. Vamos em Março a Viseu, no máximo das nossas forças, e vamos ter de fazer lá um bom resultado que nos garanta a presença na Fase Final. Caso falhe essa presença podemos considerar este ano, desportivamente, como um fracasso.
Extra desportivamente, vamos tentar fazer mais festas, promover ainda mais o NUFAA, tentar levar mais gente aos treinos, motivar mais os nossos atletas-base, criar novas iniciativas que dinamizem o núcleo, um torneio de futebol 7 bem planeado e preparado e muitas outras surpresas.

Como pretendem atingir esses objectivos?
Como dizia um grande treinador há uns anos : "trabalhar, trabalhar, trabalhar" mas, trabalhar com tranquilidade e ao mesmo tempo com responsabilidade. Durante este mês de Dezembro, as médias de assiduidade ao treinos têm sido extremamente negativas devido à época (de exames) em que nos encontramos, mas tenho a certeza que a partir de Fevereiro vamos ter muita gente nos treinos, a trabalhar bem, com força, motivação e a preparar da melhor forma o II torneio.

Mudando o olhar para as relações do NUFAA com outras instituições, pergunto-te se concordas que deve haver mais diálogo e sintonia entre o NUFAA e a AAUAv?
O diálogo entre NUFAA e AAUAv tem sido satisfatório no meu entender. Claro que há sempre certas divergências mas ambas as partes tentam chegar a um meio termos através do diálogo.

Apesar de as condições de treino serem aceitáveis [campo sintéctico], a verdade é que a sua localização fora da cidade de Aveiro afasta potenciais jogadores da equipa. Que te parece esta situação?
Sei que a AAUAv disponibiliza transportes mas nem sempre é fácil conciliá-los com outras actividades dos restantes núcleos... Este problema é já um problema de há vários anos mas, não podemos pedir mais. Quem gosta de viver o NUFAA, não se importa de acompanhar a equipa para todo o lado! O grupo é fantástico, e estamos todos a remar para o mesmo.
Quando não há transportes da AAUAv, temos de andar a pedir a uns e a outros se vão ao treino e se podem levar veiculo próprio. Sei que para alguns é um pouco incomodativo mas acho que eles também percebem o nosso lado e sabem que nem sempre é possível conciliar carrinhas para o NUFAA e para outros nucleos.

Passando para o campo desportivo, os resultados no I Open de Apuramento da FADU não foram tão bons quanto se gostaria. No teu entender quais foram as razões?
Sem dúvida falta de sorte. O primeiro jogo foi contra os anfitiões, a equipa da casa, Viseu... Como é do conhecimento geral, têm uma grande equipa, muito unida, optimos jogadores, muito fortes fisicamente, muito dificil de bater. E na primeira parte ja estavamos a perder 3-0. Entrámos no jogo a perder e para uma equipa mais que amadora, foi muito difícil tentar equilibrar. Jogámos bastante, dominámos o jogo mas não conseguimos marcar um golo que nos permitisse ganhar animo para dar a reviravolta no marcador.

Ainda assim há esperanças no apuramento para a Fase Final. Achas que a equipa tem potencial para isso?
Sinceramente acredito que a equipa se estiver no seu melhor tem hipoteses de fazer um bom torneio, inclusivé, estar na final. Se entrar bastante concentrada, se todos os jogadores estiverem em boa forma, não tenho dúvidas que traremos de lá um optimo resultado. Eu acredito na equipa apesar de achar que este mês de Janeiro é um mês que irá fazer bastante falta a nível de treinos para chegarmos lá em bom nível físico.

3 comentários:

Anónimo disse...

Estamos todos com o mesmo espírito...força Rafael

[eAgLe] disse...

Vamos em frente , treinar mesmo bem agr neste mes de fev para conseguirmos um bom resultado no 2 open!

força nufaa!

daniel disse...

Quase tudo o que o Rafael disse nesta entrevista é acertado! Vê-se que está mais maduro e ciente das coisas. No entanto, nada se faz sem trabalho, engenho e motivação... se ele conseguir transportar estes sentimentos para os restantes membros da Direcção então podem fazer muitas coisas pelo NUFAA! O Rafael deu o exemplo e acho que o resto da Direcção e dos atletas vão também dar muito pelo NUFAA!