segunda-feira, novembro 16, 2009

Entrevista a João Cardoso: Coordenador cessante do NUFAA

Quando uma nova Direcção do NUFAA está prestes a entrar em funções, é a altura de fazer um balanço de um ano de trabalho com o Coordenador cessante João Cardoso "Cobra".

1. Qual o balanço que fazes deste ano como Coordenador do NUFAA?
O balanço deste ano, no meu ponto de vista, pode ser feito em duas partes. A primeira é relativamente aos resultados alcançados dentro de campo e a segunda é em relação ao desempenho da coordenação. Vou começar pela questão da coordenação porque penso ter influenciado os resultados e performance da equipa na passada época. A primeira missão que a direcção cessante teve pela frente, foi a reestruturação total do NUFAA. Devido aos acontecimentos passados (nem vale a pena voltar a mencioná-los), tínhamos a complicada tarefa de fechar uma ferida muito grande. Isto implicou voltar a dar credibilidade à direcção do núcleo perante a AAUAv e mostrar que o NUFAA existe e com vontade de dignificar aquela instituição. A tarefa seguinte que nos surgiu foi de partir do zero a nível desportivo. Houve muitas mudanças, demasiadas até, devido às numerosas saídas de elementos importantes desta família. Foi necessário arranjar nova equipa técnica (tarefa desempenhada pela AAUAv), encontrar novos atletas, visto numerosos terem seguido o seu caminho longe de Aveiro, adaptar-nos a novos métodos de trabalho e sobretudo, ganhar experiencia a nível de direcção, visto todos os elementos da coordenação terem aceitado ajudar o NUFAA sem a mínima ideia de como desempenhar os nossos cargos. Por isso não posso deixar de agradecer ao Jójó e Dani pelas suas intervenções, concelhos e ideias propostas. Estas mudanças levaram a um enorme abalo dentro do núcleo e projectou-se no desempenho da equipa nas várias competições onde participamos. Os resultados desportivos obtidos foram péssimos para não dizer nenhuns e desmoralizou muito os atletas mais velhos, os quais vinham de duas campanhas fabulosas em fases finais da FADU e que na época passada não atingimos esse objectivo. No entanto penso que a coordenação cessante fez um bom trabalho ao ter segurado o barco, apesar de todas as limitações mencionadas e agradeço aos meus colegas que, juntos, conseguimos voltar a ter um diálogo positivo com a AAUAv e penso que deixamos algo de positivo para esta próxima direcção.

2. O que te fez não-recandidatar?

Bem, normalmente é nesta pergunta que tenho deitar abaixo algumas pessoas, certo? Vários factores levaram que não me voltasse a recandidatar enquanto coordenador. O primeiro é que sempre senti que este cargo não me era destinado. Não tenho perfil para ser este tipo de líder. Aceitei o cargo a convite de algumas pessoas importantes do NUFAA ou que por cá passaram e senti-me na obrigação de não deixar “morrer” a nossa família. Outro motivo, e é agora que vou descascar, foi a falta de apoio que senti por parte de alguns atletas com grande peso no balneário. Fiquei muito desiludido com o virar as costas à família por parte de alguns, no entanto relembro serão sempre acolhidos novamente porque quem foi privilegiado, será para sempre e isto aplica-se a todos. Além disso, este ano entrei na categoria dos ‘paus mandados’ e esta situação é complicada ;)

3. Quais consideras terem sido os pontos altos e os pontos baixos deste mandado?

No meio disto tudo, ainda houve algo de positivo. Conseguimos reabrir o diálogo com a AAUAv e conseguimos resolver uma das maiores limitações do núcleo, se não for a maior, que é o campo. Tenho o imenso orgulho em afirmar que a partir de Janeiro, os treinos serão realizados no campo do CUFCA, dentro do campus universitário. Isto irá resolver os problemas de deslocação, dos numerosos quilómetros para se ir treinar, iremos ter assistência de fisioterapeutas, poderemos ver os jogos da Champions e da selecção, e sobretudo poderemos ter uma nova imagem perante a comunidade académica. Os pontos baixos são sem dúvida os péssimos resultados obtidos, não termos atingido nenhum objectivo desportivo e sobretudo os vários afastamentos de alguns atletas.

4. Queres deixar uma última mensagem como coordenador para a nova Direcção e para todos os Nufeiros?

Nova direcção, novo rumo. Espero que aconteça isso e que possamos dar muitos passos em frente. Às vezes vale mais dar um passo atrás para depois darem-se dois para a frente. Espero que sejam alcançados os objectivos propostos e eu lá estarei para ajudar no (pouco) que sei. A todos os Nufeiro quero agradecer por todo o apoio que nos foi dado, a mim e ao resto da direcção, e que assumo toda a responsabilidade de tudo o que correu mal. Errei várias vezes e lamento muito, mas tentei sempre ajudar no que pude e lamento muito sair com fracos resultados dentro de campo. No entanto sinto-me um privilegiado em ter sido convidado para desempenhar este cargo e ajudado e continuarei sempre a fazê-lo porque o NUFAA é muito mais do que jogar à bola é uma família!!!!

Obrigado a todos e força NUUUUUUUUUUUUUUUUUUUFFFAAAAA!

4 comentários:

[eAgLe] disse...

Como também faço parte da direcção antiga e tal como o cobra, assumo total responsabilidade pelos resultados negativos da época passada.
Muito por inexperiência, e sem ter grande ideia do que é gerir um núcleo.. la fomos dando o nosso melhor.
Espero que a nova direcção vá levar o Nufaa de volta aos " grande palcos" a nível de fase finais ;)
Estarei sempre pronto a ajudar no que for preciso.

Força NUFAA! =D

Helder Casca disse...

Já diz o povo: " Quem dá o que tem, a mais não é obrigado!

Abraço a tutti quanti

daniel disse...

Aqui está um rapaz que vive e sente o NUFAA de uma maneira muito especial. Tem uma característica importante que é o de estar atento às dificuldades e ao que é necessário fazer, e nessas alturas dizer presente e voluntarizar-se.
És dos primeiros a dar um grito de revolta quando as coisas não estão bem, e um exemplo para os teus colegas nufeiros.
Pelo grande amigo que és, e ainda que se fosse preciso engolir sapos gigantes para te ajudar, muitos dos teus colegas o deveriam fazer pois tu já soltaste um pedido de ajuda e quem escuta não pode ficar indiferente. Alguns já ouviram, mas outros ainda estão a tempo.
Boa sorte, Cobra!

Jojo disse...

Sempre ao mais alto nivel...muito gosto em ter-te na direcção...devemos estar gratos a todos quantos deram o seu melhor, e o João Pedro esteve nesse patamar, dos melhores...